Como Sair de um Relacionamento Abusivo

Muitas mulheres e homens no mundo todo que passam por abuso. Tanto o abuso físico como mental são prejudiciais para a vítima. Seja qual for o tipo de abuso, assim que você se conscientizar de que está sendo abusado(a) por alguém, tome medidas para sair dessa situação, para o seu próprio bem.
1
Conscientize-se de que a relação é abusiva. O primeiro passo é aceitar claramente que o relacionamento é prejudicial a sua saúde mental e física, e que você deve fazer algo para mudar esta situação.
2
Reconheça que o abuso pode vir em várias formas. Abuso mental pode incluir humilhação, comportamento controlador, ameaças e degradação. Se o seu parceiro ou parceira faz com que você sinta-se mal sobre si mesmo(a) e desprezível, isso poderia ser uma situação abusiva. Se você receia fazer as coisas devido a uma ameaça, explícita ou não, de violência física ou outro tipo de "vingança", a relação é provável abusiva. Tenha em mente que é possível abuso sexual ocorrer em um relacionamento: o seu parceiro ou parceira deve respeitar os limites, e você deve se sentir livre para poder determinar com segurança os seus limites. O fato de você um dia no passado ter concordado em fazer algo não significa que a outra pessoa tenha o direito de supor que você fará a mesma coisa sempre que ela quiser; e estar em um relacionamento durante um determinado período de tempo não significa que você "deve" ter relações sexuais ou fazer qualquer outra coisa que não deseja. Respeite seus próprios limites, e fique longe de quem não é capaz de respeitá-los.
3
Lembre-se que não é culpa sua. Você não é responsável pelos atos de outra pessoa.
4
Entenda que os agressores normalmente não mudam. Se você está em um relacionamento que está começando a se tornar abusivo, não é provável que a outra pessoa vá mudar o seu caráter o suficiente para resolver o problema. Abuso não é causado pela vítima fazendo algo "errado", é causada pelo agressor.
5
Avalie a sua situação. O seu parceiro ou parceira faz ameaças para tentar assustá-lo(a) e fazê-la ir embora? Será que ele ou ela tem controle financeiro sobre você? Chantagem? Se uma relação progrediu para abuso grave, sair dela pode ser muito difícil. Uma relação abusiva que está apenas começando também pode ser difícil de terminar, especialmente se você ainda está apaixonado(a).
6
Prepare-se para partir. Dependendo do grau de envolvimento, você pode precisar fazer preparativos para sua partida. Se o relacionamento estiver no início, você pode ser capaz de simplesmente ir embora; em casos de casamentos abusivos, no entanto, pode ser muito mais complicado. Se há crianças envolvidas, certifique-se de preparar também seus itens, listados nesta lista. Certifique-se de ter o seguinte para que você não seja obrigado(a) a voltar:
Dinheiro
Números dos telefones de centro de ajuda a vítimas
Eventuais receitas médicas.
Documentos, como carteira de identidade, certidão de nascimento, etc.
Roupas e objetos pessoais.
7
Planeje. Se você mora com o agressor, então ir embora pode ser mais difícil. Prepare o seguinte:
  • Um lugar para ficar.
  • Informação de contato de um advogado
  • Transporte.
  • Uma saída segura
  • 8
    Após sua partida, passe bastante tempo conversando com pessoas que você gosta e confia. Logo depois de terminar um relacionamento, você pode sentir vontade de perdoar a outra pessoa e voltar. A outra pessoa pode pedir desculpas e dizer que ele ou ela nunca vai abusar de você novamente e isso pode amolecer seu coração. No entanto, é importante, nesta fase, manter a sua decisão. A pessoa que abusou de você antes provavelmente fará o mesmo novamente. Portanto, apesar do desejo de voltar, seja firme. Envolva-se em uma série de atividades relaxantes. Você pode participar de uma aula de dança, ou uma aula de música ou de um grupo de suporte. Converse bastante com seus amigos. Assista a filmes ou leia ou faça qualquer coisa para distrair-se.
  • 9
    Com o tempo você vai encontrar uma relação saudável, onde reine respeito.Depois de sair de um relacionamento abusivo, você pode sentir que nunca vai encontrar a pessoa certa. Não se preocupe, você encontrará alguém adequado que lhe trate com o respeito que você merece. Você será muito feliz e ficará contente de ter terminado o relacionamento

Nenhum comentário: